Policiais ferem fiéis que tentavam evitar a destruição de uma cruz

HANÓI, quinta-feira, 7 de janeiro de 2010 (ZENIT.org).- Forças policiais invadiram uma paróquia de Dong Chiem e destruiram uma cruz situada em cima de uma colina que está no território da paróquia, noticiou o site da arquidiocese de Hanói essa quarta-feira.

Alguns féis da paróquia presentes na colina no momento da destruição da cruz informaram por telefone os sacerdotes responsáveis pela paróquia.

A paróquia afetada pertence à arquidiocese de Hanói e está situada no distrito de My Duc, que funciona como capital administrativa, informou a agência de Missões Extrangeiras de Paris, Eglises d'Asie.

O pároco disse que às 7h30 da manhã foi avisado de que muitos policiais cercaram a cidade e se preparavam para destruir a cruz no alto da montanha.

Alertados desse risco, os fiéis chegaram até o lugar para tentar proteger a cruz.

Eles foram confrontados pela polícia. Dois deles ficaram gravemente feridos.

A operação policial para destruir a cruz começou durante a noite, por volta de três da madrugada.

Cerca de 500 agentes de segurança pública equipados com gás lacrimogêneo, cassetetes elétricos e rifles, acompanhados por cães da polícia, ainda se encontravam no lugar no momento da conversação telefônica.

Todas as entradas do povoado foram bloqueadas e ninguém podia entrar nem sair. Os próprios policiais transferiram os dois feridos para um lugar desconhecido, sem deixar que seus familiares os acompanhassem.

(Source: http://www.zenit.org/rssportuguese-23718)